O Movimenta Pebas teve início em 2020. Adaptado para promover ações também durante a pandemia, o projeto já selecionou, por meio de dois concursos culturais, cinco peças teatrais de curta duração que foram montadas e apresentadas em formato virtual; e selecionou, produziu e lançou dez videoclipes com músicas inéditas de compositores de Parauapebas.
Em outra iniciativa, 200 jovens e adultos do município participaram de cursos on-line de capacitação em balé clássico, danças populares brasileiras e contemporâneas, com a equipe da renomada Corpo Escola de Dança, do Grupo Corpo. O Movimenta Pebas promoveu também dois cursos on-line: um sobre história do cinema de baixo orçamento e outro sobre história do cinema paraense, e uma mostra de curtas-metragens na nossa página eletrônica.
Depois de realizar uma master class sobre artes plásticas, lançar e executar um edital de seleção para o programa de residência artística com foco em desenho e pintura, criou uma exposição com o resultado desta residência.
Com o objetivo de aperfeiçoar técnicas de talentos locais, o Movimenta Pebas promoveu o programa de residência em artes plásticas nas áreas de desenho e pintura. Três artistas, dentre os 17 inscritos, foram escolhidos no processo seletivo, que avaliou a qualidade artística, criatividade e originalidade dos portfólios inscritos no edital.
O projeto realizou ainda uma masterclass com o artista plástico Afonso Camargo.
Com o objetivo de valorizar e estimular a produção audiovisual regional e a formação de novos cineastas, o Movimenta Pebas promoveu dois cursos on-line sobre Cinema e ainda uma Mostra de Cinema Paraense, todos abertos à comunidade.
Em parceria inédita com a Corpo Escola de Dança, do Grupo Corpo, uma das mais renomadas companhias de dança, o Movimenta Pebas promoveu cursos on-line de balé clássico, dança contemporânea, danças populares brasileiras e história da dança para jovens e adultos entre julho e novembro de 2020. Todas as 230 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Também foram exibidas gratuitamente, em maio e junho de 2021, três apresentações virtuais de espetáculos (de balé clássico, contemporâneo e infantil) dos alunos da Corpo Escola de Dança.
O Concurso Cultural Movimenta Pebas se encerrou em março com o lançamento on-line dos dez videoclipes finalistas do concurso cultural de música, que reuniu músicas inéditas de compositores de Parauapebas.
Clique aqui e curta os clipes!As peças Almas Que Sangram, Cartas Para Minha Mãe, Dillan, O Desenhista, Respeitável Público e Sonho Campesino, selecionadas pelo edital de Teatro, foram gravadas durante o mês de maio.
Clique aqui para assistir aos espetáculos!Contação de histórias: de criança pra criança. Aos 8 anos, João Vitório gosta de contar histórias para quem quiser ouvi-las. Nesta ação de contrapartida social, João conta a história de quatro lendas amazônicas que foram distribuídas para escolas municipais de Parauapebas.
Clique aqui para conhecer as histórias!